top of page
Buscar
  • Foto do escritorEulerprise

O que são as marés?

São movimentos oceânicos que ocorrem periodicamente em virtude da atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a água dos mares.


De acordo com a Lei da Gravitação Universal, a Força gravitacional exercida por um corpo de massa m1 sobre outro corpo de massa m2, que estão separados pela distância d, é dada por:


Fg = Gm1.m2

d 2


Sendo que G é a constante de gravitação universal.


Com essa equação, vemos que quanto maiores as massas e menores as distâncias, maior será a força gravitacional. Embora o Sol tenha massa muito maior que a Lua, a força gravitacional da Lua sobrepõe-se à do Sol porque a distância entre a Lua e a Terra é muito menor. Observe a figura abaixo:




(As marés ocorrem nas regiões próximas ao Sol ou à Lua)


Dessa maneira, percebe-se que as marés altas ocorrem nas regiões que estão mais próximas ao Sol e à Lua, enquanto nas demais regiões ocorrem as marés baixas.


Quando a água do mar está mais próxima da Lua, aquela é atraída por esta com uma força de maior intensidade do que nos demais pontos. Enquanto isso, na parte oposta da Terra, a água tende a afastar-se. Consequentemente, nos pontos intermediários, o nível do mar abaixa e ocorre a maré baixa.


Cada uma das marés acontece duas vezes em todos os pontos do planeta. Quando há o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, as forças gravitacionais sobrepõem-se e as marés ficam bem mais elevadas.


Quando o nosso satélite e o Sol se alinham, o mar sobe mais.


Por isso, a Lua não produz esse efeito sozinha. O movimento da subida e da descida do nível do mar - as chamadas marés - também é afetado pelo sol, dependendo de sua atratividade e da força da lua em nosso planeta. Assim como a Terra atrai e gira a Lua, a Lua também atrai a Terra de maneiras mais sutis. A gravidade do nosso satélite tem pouco efeito em continentes sólidos, mas devido à mobilidade da água e à grande liberdade de movimento, tem grande influência na superfície do oceano. Todos os dias, a influência da Lua faz com que as correntes oceânicas produzam duas marés altas (quando o oceano fica de frente para a lua e se opõe) e duas marés baixas (o intervalo entre as marés altas). Embora o Sol esteja 390 vezes a distância da Terra à lua, ele também afeta o comportamento das marés - embora a atração do sol seja de apenas 46% da Lua.


Resumindo: Dependendo da posição do Sol e da Lua em relação ao nosso planeta, o comportamento das marés será diferente. É aí que entra as fases da Lua. Quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados - ou, como dizem os astrônomos, em opostos ou interseções - as forças gravitacionais dos dois últimos se somam, amplificando seu impacto na qualidade do oceano. Por outro lado, quando a atração da Lua e do Sol é oposta, quase não há diferença entre a maré alta e a maré baixa. No entanto, esse tipo de jogo de força difere de um lugar para outro, pois o contorno da costa e o tamanho do fundo do mar também mudam o tamanho das marés. “Em certas regiões abertas, a água se espalha por uma grande área e sobe só alguns centímetros nas marés máximas. Em outras, como um braço de mar estreito, o nível pode se elevar vários metros”, diz o oceanógrafo Joseph Harari, da Universidade de São Paulo (USP).

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page