top of page
Buscar
  • Foto do escritorEulerprise

Maré de acordo com as fases da Lua e sua relação com a pescaria

Lua nova: Sol, Terra e Lua estão alinhados e somam, portanto, suas forças gravitacionais na linha equatorial. Podemos dizer que é a fase zero, quando o Sol e a Lua encontram-se na mesma direção, ou seja, ambas nascendo e se pondo no mesmo horário. Essa fase da Lua é marcada por pouca luminosidade, pois a sua face voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol, e por isso, os peixes preferem os locais mais fundos dos lagos, rios e mar. É comum a formação de mais ondas nos mares, consequentemente deixando mais alto o nível dos rios devido a uma grande amplitude da maré. Dessa forma, é considerado pelos pescadores como uma fase Neutra para a pesca.




Lua crescente: Quase formando um ângulo de 90º a Lua está a leste do Sol. Nessa fase, a gravitação da Lua se opõe a gravitação do Sol e, assim, como a Lua está mais próxima da Terra, o Sol não consegue anular toda a força gravitacional da Lua e, por consequência, a maré ainda apresenta uma ligeira elevação. Deste modo, podemos considerar que a Lua Crescente é a transição da Lua Nova para a Lua Cheia, e a maior característica é que ela recebe luz apenas em uma face, no lado oposto da Minguante.


Também, nessa fase a Lua começa a aparecer e lança um pouco mais de luz, porém, ainda bastante fraca. Dessa maneira, os peixes sobem um pouco mais a superfície, mas a grande maioria continua afundada. Para a pesca marítima, essa fase é positiva, pois as marés costumam estar mais baixas. De acordo com essa fase da Lua, podemos considerar que é regular para atividade da pesca. O ideal é procurar espécies de peixes que preferem águas calmas e mal iluminadas.




Lua Cheia: As três estrelas estão alinhadas novamente, entretanto nessa fase a Terra está entre o Sol e a Lua, e o resultado é uma maré forte e intensa. É a fase que a Lua apresenta sua maior luminosidade bem como muita intensidade, considerada pelos pescadores a melhor para a prática da pesca esportiva. Às vezes os peixes estão mais ativos, normalmente estão mais próximos à superfície. O metabolismo é aumentado e acelerado rapidamente, de tal forma que os peixes estão com mais apetite, e por consequência aumentam os relatos de bons resultados durante as pescarias. Por diversos motivos na pescaria de mar pode haver variações e, dessa forma, é considerada neutra pelos pescadores. Um dos motivos mais comum são as fortes marés.





Lua minguante: a Lua está a oeste do Sol, quase formando um ângulo de 90º entre eles. A atração é praticamente nula, uma vez que causa a menor elevação das marés e, nessa fase a luminosidade da Lua perde em relação à Lua cheia, apesar de ainda possuir uma luz ótima para a prática da pesca. Os peixes continuam ativos, procurando os alimentos próximos à superfície. Considerando esses fatores na pescaria de rios e mares.





Dessa forma, os pescadores há muito tempo observam as fases da lua para programar suas pescarias. Além disso, outros fatores importantes devem ser considerados, tais como:


- Pressão atmosférica;

- Temperatura da água;

- Temperatura do clima;

- Coloração da água em relação a chuvas;

- Baixa ou aumento do volume da água no local de pesca;

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page